🥥 Esse Biscoito de Polvilho Fica Tão Cremoso e Crocante Que Desmancha na Boca e Vai Te Chamar de Rainha do Café!

Olá, minhas queridas seguidoras do Caderninho de Receitas! Que alegria imensa ter vocês aqui de volta para mais uma dose de carinho e sabor! Eu sou a Clarice Mendes, a sua chef amiga que ama a simplicidade dos lanches caseiros e, principalmente, as receitas que nos fazem viajar no tempo! E hoje eu trouxe uma receita que é o conforto em formato de biscoito: o nosso espetacular Biscoito de Polvilho com Coco!

Meninas, preparem-se para a receita que é o par perfeito para o café da tarde! O biscoito de polvilho já é um clássico que a gente ama, mas a gente vai dar um toque especial, tropical e cremoso com o leite de coco e a textura do coco ralado misturados na massa. O segredo da Clarice está exatamente nessa combinação: o polvilho garante a crocância leve por fora e o oco cremoso por dentro, enquanto o coco e o leite de coco adicionam um aroma delicioso e uma maciez que faz o biscoito desmanchar na boca. É a receita perfeita para aquele dia em que você quer um doce rápido, sem ser pesado, e que perfuma a casa inteira! Além de ser econômico e super fácil de modelar, ele é naturalmente sem glúten, o que é ótimo para quem tem restrições alimentares. Vamos juntas trazer o sabor do Nordeste e a simplicidade do interior para o nosso café! Peguem o polvilho e venham modelar a felicidade comigo!

Ingredientes do Biscoito de Polvilho com Coco

Para a Massa Perfeita:

  • 500g de Polvilho Doce (é o polvilho que garante a leveza e a crocância!)
  • 1/2 xícara de chá de Óleo vegetal (ou azeite, se preferir)
  • 1 xícara de chá de Leite integral ou Leite de Coco (o Leite de Coco é o segredo da maciez!)
  • 1 xícara de chá de Açúcar cristal ou refinado
  • 2 ovos grandes
  • 1/2 xícara de Coco ralado (fresco ou seco, para sabor e textura)
  • 1 colher de chá de Sal

Meninas, para essa receita, vocês vão precisar de uma tigela grande para sovar a massa (a mão é o melhor instrumento aqui!), uma panela pequena para ferver a mistura de leite/óleo, e assadeiras grandes untadas. O tempo de preparo ativo (misturar e sovar) não passa de 20 minutos, e o tempo de forno é de 30 a 40 minutos, dependendo do seu forno, até que fiquem levemente dourados (não podem dourar demais!). O segredo da Clarice: escaldar o polvilho com a mistura quente é o que faz o biscoito inchar e ficar com a textura perfeita.

Modo de Preparo do Biscoito de Polvilho com Coco

1. Escaldando o Polvilho (O Segredo da Crocância):

  • Em uma tigela grande, coloque o polvilho doce e o sal. Misture bem.
  • Em uma panela, coloque o óleo e o leite de coco (ou leite integral) e leve ao fogo. Assim que começar a ferver (soltar as primeiras bolhas), desligue o fogo.
  • Despeje essa mistura quente sobre o polvilho e o sal. Misture rapidamente com uma colher de pau para escaldar o polvilho. A massa deve ficar com grumos úmidos. Deixe amornar por uns 10 minutos.

2. A Massa Aromática:

  • Com a massa morna, adicione o açúcar, os ovos (levemente batidos) e o coco ralado.
  • Agora é a parte do amor! Comece a sovar a massa com as mãos. O objetivo é obter uma massa lisa, homogênea e que não grude nas mãos. Se a massa estiver muito seca (quebrando), adicione mais um pouco de leite de coco morno, colher por colher, até dar o ponto. Se estiver muito mole, adicione um pouco mais de polvilho.

3. Modelagem e Forno:

  • Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte as assadeiras com um pouco de óleo ou manteiga (não use farinha, pois o biscoito é de polvilho).
  • Modele os biscoitos da forma que preferir: em formato de argola, palito ou em S (o tradicional). O ideal é que eles não fiquem muito grossos.
  • Coloque os biscoitos nas assadeiras, deixando um pequeno espaço entre eles (eles incham).
  • Leve ao forno a 180°C por cerca de 30 a 40 minutos. Eles devem ficar claros e crocantes, levemente dourados por baixo. Não deixe escurecer demais!

4. O Café da Tarde Perfeito:

  • Retire do forno e deixe esfriar um pouco antes de servir. Eles endurecem e ficam crocantes ao esfriar.
  • Sirva acompanhado de um café coado bem quentinho.

Ah, mas vocês não imaginam a confusão que esse biscoito de polvilho com coco causou! Um dia, o João (meu marido) estava com o primo dele, o Zeca, que é do Mato Grosso e fã de pão de queijo. Eu fiz essa receita de biscoito de polvilho com coco, e o Zeca, cético, disse: “Biscoito de polvilho com coco? É invenção sua, Clarice!” Eu sorri e servi a fornada quentinha. O Zeca pegou um biscoito, deu a primeira mordida, e ele desmanchou na boca! Ele arregalou os olhos, me olhou e disse: “Clarice, isso é uma nuvem crocante! O coco deu uma maciez que eu nunca vi! Você não é minha prima, você é a Rainha dos quitutes de fazenda!” E o João, claro, ficou todo orgulhoso e disse: “Eu te falei que a minha esposa tem a mão mágica!” O mais engraçado é que o Zeca comeu o pacote inteiro e me ligou no dia seguinte pedindo a receita. Essa história prova, minhas queridas, que a simplicidade da nossa culinária, com um toque tropical, conquista qualquer paladar!

Deixe um comentário